quarta-feira, 4 de abril de 2012

Faltam => 87 dias ... Corrida!

Oi gente!!! Ooohhh meu deusu...como é difícil manter uma rotina né!?!? eu não ando conseguindo manter uma rotina nem aqui, nem na RA, nem nos exercícios! É verdade, tenho que me confessar!! Ai é difícil até de falar isso sabia!?!? Eu quero ser magra...só depende de mim... e eu não me responsabilizo com isso! De verdade sabe!! Tipo... eu quero, eu posso, eu consigo!! Ando vacilando na RA, comendo coisas que não deveria comer ou comendo demais :/ ... Já nas atividades físicas, tenho ido na praça todo dia, até nos fds, mas não to evoluindo sabe, melhorando meu desempenho! E isso me preocupa, ah como eu queria chegar lá e correr de 30 minutos sabe!?!?
Preciso me REfazer, preciso REavaliar a minha rotina, a minha RA. Preciso me esforçar mais nos exercícios e finalmente me tornar uma corredora!! Ebaaa!!!
Hoje li (em algum lugar) que devemos fazer uma rotina, tipo anotar tudo que temos pra fazer, por exemplo, em uma semana! TUDO! Desde a alimentação, ao treino...os horários que foram realizados e tudo mais. AH...no fim do dia vc tem que dá uma olhada nas suas anotações e ver onde anda errando. Pois bem, comecei a anotar minha alimentação, vou me dedicar muito ao meu blog e vou intensificar minhas atividades físicas! VOU conseguir! Só depende de mim hein!!! Força, força e força!!! EU QUERO, EU POSSO E EU CONSIGO!!!

Vamos lá meninas, juntas nós vamos chegar lá!

Eu ainda tenho 86 dias, para eliminar 11kg!!! E olha aí, algumas dicas sobre corrida, porque esse é meu grande sonho...CORRER! E eu chego lá, e esse será meu maior aliado na redução de peso.





UM POUCO DE CORRIDA!!!


- redução do peso corporal
- maior controle dos níveis de colesterol
- aumento da capacidade cardiorrespiratória
- redução dos riscos de infarto
- aumento da massa muscular
- melhor controle da pressão arterial de repouso
- auxílio para regular a glicemia (a taxa de açúcar no sangue), evitando que os níveis de glicose se elevem, e para aumentar a captação desse açúcar pelas células. Para muitos indivíduos diabéticos, isso resulta numa significativa redução de medicamentos.




Assim sendo, podemos dizer que correr é bom para o: 

Circulação: o sangue circula mais pelo corpo, aumentando a entrada de oxigênio nos tecidos e otimiza a função dos órgãos. 

Rins: o aumento da circulação melhora a função do rim, que filtra o sangue e reduz o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo. 

Sono: o organismo aproveita melhor as horas de sono. É nesse momento que o corpo relaxa e absorve os ganhos fisiológicos do exercício. 

Cérebro: aumentam os níveis de serotonina, neurotransmissor associado à depressão. Em baixos níveis, o hormônio é associado às alterações do sono, vontade de comer doce e depressão. 

Perda de peso: uma pessoa de 70 kg queima cerca de 450 calorias a cada hora de corrida. 

Glicemia: as taxas de glicose caem e as células se tornam mais sensíveis à insulina, o que reduz os níveis de açúcar no sangue. 

Ossos: a corrida estimula a formação de massa óssea ajudando a prevenir lesões como a osteoporose. 

Pressão: a corrida promove maior elasticidade dos vasos sangüíneos, o que ajuda a manter a pressão baixa. 

Pulmão: corredores têm menos risco de contrair infecção respiratória, já que, com a corrida, a função do pulmão é maximizada - principalmente na porção superior. 

Colesterol: os níveis de HDL (colesterol “bom”) aumentam e os níveis de LDL (colesterol “ruim”) diminuem. 

Estresse: o hormônio cortisol, liberado quando a pessoa está estressada, é queimado durante a corrida, diminuindo a carga de estresse. 

Coração: a corrida ajuda a fortalecer e melhorar a eficiência. Gradativamente o atleta tem capacidade para bombear mais sangue com menos esforço (batimentos cardíacos). 




QUANTO E COMO DEVEMOS CORRER 

O treinamento começa com caminhadas leves a moderadas que irão sofrer aumento no ritmo das passadas com o tempo, até que depois de um tempo cheguem ao trote, daí continua até que o indivíduo consiga correr sem parar durante alguns minutos. 

Isso porque a queima de gordura precisa de exercício contínuo e prolongado, num ritmo de leve a moderado, sem grandes oscilações da freqüência cardíaca. A freqüência cardíaca é muito individual. A exaustão de um atleta pode não ser igual à de outro. Com o exame ergométrico, é possível trabalhar na faixa de queima de gordura e evoluir à medida que o corpo ganha condicionamento. 




Dicas para quem quer começar a correr 

Uma boa postura para correr é muito importante. Corra sempre mantendo seu corpo ereto, cotovelos fletidos em aproximadamente 90 graus ao lado do corpo e mãos relaxadas com palma para baixo. 

Balance os braços sempre contrários aos movimentos das pernas a cada passada. 

Verifique sua Freqüência Cardíaca (FC) e veja se já está em sua Zona Alvo de Treinamento - alguns corredores usam o freqüêncímetro (Ex: marca Polar) para verificar a FC, mas em caso de não poder adquiri-lo, poderá usar a medição manual que é passível de erros. 

Quando verificar que está em sua Zona Alvo de Treinamento (zona entre um limite mínimo e máximo para uma intensidade de treinamento), vá aumentando o tempo de seu treinamento dia após dia, seguindo um planejamento do seu treinamento, até chegar a seu objetivo. 

Após o treinamento, faça uma volta à calma caminhando por aproximadamente 5 minutos e em seguida pare e repita os alongamentos do início da corrida. 
********************************************************

Ótimas dicas não é mesmo!?!? Agora é só dar a partida!!rss Vamos lá meninas!! Força pra todas vcs :>>

Bjoss Nany



5 comentários:

  1. Fala Nany, Belezinha? Bom, eu corro desde meus 18 anos. Tenho 22. Eu sempre gostei de praticar esportes mas nada me faz tao bem quanto a corrida. Tipo pra cabeca mesmo sabe? Eu corro e volto outra pessoa disposta, feliz. Acho que e esse o segredo da atividade fisica. Voce tem que fazer aquilo que te satisfaz. Que vc termina de fazer morta mas fala assim . UFa ainda bem que amanha posso fazer isso denovo. Uma atividade que vc nao faz so pra emagrecer e sim pq reflete no seu dia a dia , no seu humor. Entende? Pois e .. eu comecei lembro bem correndo 1 km e andando 1km e revesando ate eu cansar. Depois aumentei correndo 2 e andando 1... depois comecei a correr 5 direto. E chegou vezes que eu e meu namorado chegamos a treinar pra poder correr nessas corridinhas que tem domingo da nike etc chegamos a correr 10 km 2 vezes por semana .confesso que fiquei com o corpo super lindo... dai ele teve problemas e teve que parar ...acabei parando por falta de compania ... resultado... 10 kg rs ! Acho que vc tem que fazer um plano de corrida com um prof. Ou vc mesmo com muita diciplina estabelecer um plano. Me conta se deu certo heim? Bjus

    ResponderExcluir
  2. Nem me fale em corrida!
    Eu já estava conseguindo correr por 1 hora, estava magra, começando a definir, e aí chegou o fim do ano, parei para o Natal, emendei o ano novo, deixei para voltar depois das férias, resolvi esperar o carnaval, e estou até hoje sem ânimo de recomeçar.
    Nunca deveria ter parado!
    Vale a pena de verdade investir em corrida.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi, linda!!!
    Oh, eu corro desde janeiro e participei da minha primeira corrida no inicio de março. Vou confessar: foi a melhor coisa que fiz pra mim, para o meu corpo!!!! Quando comecei a correr estava com 109kg, semana passada, me pesei e estava com 97kg. Isso, levando em conta que após a corrida, dei um tempo de 3 semanas sem correr (nunca mais faço isso!). Meu desempenho caiu um pouco, mas ha 2 semanas voltei com tudo!!! Estou de olho na próxima corrida...rs
    Rotina realmente é importantíssimo, e o melhor, para correr vc só precisa de um bom tenis, então mãos a obra!!!
    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Ola, Minina! Diet sao e melhor ainda... Viu. Aproveite. Pra mim funciona muiiiito bem!

    ResponderExcluir
  5. Ah nany.. quanto a não se mostrar... sei la, eu tenho vergonha por varios motivos.
    O primeiro é o meu peso né. NINGUEM da minha vida aqui fora rsrs sabe quanto eu peso. Isso iria me expor demais, nao to preparada pra isso.

    Segundo que po, ficar dando explicaçoes, ouvindo bla bla, pessoas falando e tal.. nao quero. Prefiro assim. Quem sabe um dia ne??


    Quanto a sua corrida.. nossa, meu sonho tb. Ainda preciso perder peso pq meus joelhos não aguentam! Mas tenho certeza que vc se planejando direitinho e com mt determinação, irá conseguir!!!

    O BEIJO!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, volte sempre!!!
Bjoss Nany